Pça Mons. Luiz Gonzaga Alves Cavalheiro, 250 – Santana – CEP: 12211-830

Envio vocacional

Diário de um vocacionado:

“Nasci e cresci na fé dentro da Paróquia de Sant’Ana, tenho 28 anos, me chamo Ephrael Duarte, meus pais já eram da Pastoral Familiar antes mesmo de meu nascimento, e assim dedicaram-se a pastoral familiar por 25 anos. Lembro-me quando pequeno frequentava reuniões e festas e isso muito me alegrava, fiz a catequese em casa por motivos de idade que na época ainda não me aceitavam, então depois de um escrutínio de um sacerdote pude receber Jesus na comunhão pela primeira vez em um mosteiro, depois veio os anos perseverança que antecedia o Crisma, fiz 3 anos na paróquia onde fiz amigos e conheci outros jovens, na época, dentro da paróquia foi celebrado o Crisma por Dom Eusébio.

Depois do Crisma, acabei me afastando das atividades dentro da Igreja, frequentava a Santa Missa e não queria estar mais próximo, mas algo ainda sempre me inquietava em Deus que fazia sempre um esforço para não ouvir, me dedicava apenas aos estudos e ao trabalho.

Com o passar dos anos, as festas que frequentava na juventude já me faltava algo que não preenchia o amor que buscava, foi quando conheci a CMsP (Comunidade Missionária servos da Palavra); fiz retiros e comecei a frequentar como que uma catequese permanente, nisto senti a vontade novamente de fazer os retiros no Mosteiro que frequentei quando pequeno, tanto a Comunidade e também os retiros de silêncio que fiz me ajudaram a refletir melhor minha vida e querer buscar a sede que tanto tinha de Deus, anos depois fui chamado para o Ministério Extraordinário da comunhão em minha paróquia, a graça de Deus sempre se manifestava e me cercava do mistério do seu amor, ainda assim, era difícil discernir algo, pelo vida que tive em baladas e de curtição na faculdade, mas Deus sempre esteve comigo e me guiava sempre de volta ao coração, comecei a participar do discernimento vocacional e no início eu queria ajudar como um agente da Pastoral Vocacional, participava ajudando como agente, mas já ali sentia o toque de Deus em dar um passo maior no discernimento, fui também chamado para liderança jovem na paróquia junto a um grupo da diocese, onde montamos o CPJ (Conselho Pastoral da Juventude), onde algumas lideranças jovens da paróquia iriam atuar junto as pastorais em prol da juventude.

Com a ajuda da Pastoral Vocacional, padres, o serviço na paróquia, amigos e familiares e também psicólogo, fui tornando realidade o desejo que se fazia em meu interior.
Eu trabalhava em uma grande rede concessionária Chevrolet, mas em tudo Deus foi guiando os passos para que eu pudesse cada vez caminhar mais com as orações, e assim, dentro do discernimento da vontade de Deus, também dei o passo para ingressar no seminário para os anos de aprendizado e maior discernimento em descobrir e fazer a vontade de Deus.”

Nossa Paróquia de Sant’Ana, se alegra imensamente com o seu sim vocacional em discernir mais de perto sua vocação ao Sacerdócio em nossa Diocese, evento realizado no dia 30/01/2021, na Paróquia de Sant’Ana.

Conte com nossas orações, que Sant’Ana interceda por ti!